Giro nas Ruas desta semana leva você a conhecer a Rua Alferes Poli

Ostentando construções históricas e diversos comércios eletrônicos, a Rua Alferes Poli cruza o centro de Curitiba e oferece muitas histórias para contar. Saiba mais agora no Giro nas Ruas desta semana.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo,
Vicente Troiano, da Universidade Positivo

O giro nas ruas dessa semana nos leva até a rua Alferes Poli. A rua tem pouco mais de 2,7 km de extensão e cruza o coração do centro da cidade, ficando entre a Praça Rui Barbosa e a Avenida Presidente Kennedy. Entre o velho e o novo, a Alferes Poli conta com casas históricas construídas no começo do século passado e com diversas opções de comércios de eletrônicos, que fazem da rua referência quando se precisa de um cabo, peça ou qualquer outro artigo de última hora. A rua também conta com inúmeras revendas de automóveis, motocicletas e peças sobressalentes para seu carro.

Além de comércios e casas históricas, a rua Alferes Poli começa de encontro com a Santa Casa de Curitiba, um dos primeiros hospitais do Paraná, tendo sua construção começado em 1866, até que foi finalmente construído em 1880 sendo o primeiro hospital de Curitiba. Atualmente o hospital possui 271 leitos e realizou 65 transplantes no ano de 2019. A Rua Alferes Poli cruza com a Rua Chile, com a Avenida Visconde de Guarapuava, com a Avenida Sete de Setembro e até mesmo a Avenida Iguaçu, sendo um dos pontos principais do centro da cidade, já que cruza universidades, hospitais, comércios e praças. Unindo o histórico com o novo, a Rua Alferes Poli é a cara do centro histórico de Curitiba, e ainda guarda muitas histórias para contar.

Foto: reprodução/Google Street View

A Rua Alferes Poli cruza o centro da cidade, misturando as fachadas antigas das construções históricas com os comércios de eletrônicos e automóveis. Além de começar na praça Rui Barbosa, cruzar a Santa Casa e sair do Centro até o Parolin, na rua é possível encontrar restaurantes, padarias, academias, casas de jogos de mesa e outros locais de interesse. Ali, na quadra que faz divisa com a Avenida Iguaçu e a Avenida Silva Jardim, vem funcionando a 4 anos a Taverna Games House, local onde se pode jogar jogos de tabuleiro, RPGS e até mesmo comprar colecionáveis. O local passou recentemente por reformas para poder contar com mais público, e antes do início da pandemia fazia noites de jogatina de jogos de cartas e outros jogos de tabuleiro. Atualmente, a Taverna Games House vem atendendo por delivery e drive thru, vendendo cartas, colecionáveis e acessórios.

O sócio da Taverna, Gustavo Côrtes de Mattos, conta como o terreno do estabelecimento é da sua família desde o final dos anos 1800, quando carroças passavam pelas ruas da cidade.

A versão atual da casa é referente ao final dos anos 30, e além do comércio para jogos já foi uma alfaiataria, sede de partido político, empresas de consultoria, consultório veterinário entre outros.

A rua Alferes Poli faz esquina com diversas ruas de importância econômica na cidade, como a rua Visconde de Guarapuava, a Avenida Iguaçu e a Rua Chile. O nome se deu em homenagem ao imigrante italiano Vicente Poli. O professor de História do curso Positivo, Renato Mocelin, conta sobre a história do Alferes, que foi homenageado pela rua.

A praça Rui Barbosa, onde começa a Rua Alferes Poli, também é um ponto de interesse, já que conta com a Rua da Cidadania, Restaurante Popular, Quiosques do camelódromo e sede da URBS.

O professor Renato Mocelin conta um pouco mais da história da praça.

Embora a Rua Alferes Poli seja a cara do centro histórico de Curitiba, com praças e espaços tradicionais ela também é um ponto de encontro para a população, oferecendo atividades, tecnologia e comércios. A rua fica próxima à estação do Guadalupe, da Praça Oswaldo Cruz e do tubo da UTFPR. O camelódromo da praça Rui Barbosa funciona das 8h45 até às 17h15.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Vicente Troiano.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem